Notícia Ecclesia: Solidariedade: «Amigos de Sempre»

3 meses ago ·

Notícia Ecclesia: Solidariedade: «Amigos de Sempre»

Lisboa, 15 jan 2024 (Ecclesia) – A presidente da direção da Cooperativa de Solidariedade Social ‘Os Amigos de Sempre’, em São João da Talha (Patriarcado de Lisboa), considera que o envelhecimento deve ser feito de “forma humana” e em “todas as fases da vida, mesmo naquelas de maior fragilidade”.

“A qualidade de vida é uma questão que tem sido refletida com as entidades que nos governam, seja ao nível das autarquias, da freguesia, da Câmara, dos governos, no sentido de olhar para esta vertente das pessoas idosas porque Portugal é um dos países com maior envelhecimento, e ainda bem, porque é um benefício para a sociedade, o envelhecimento”, disse Deolinda Machado, responsável da instituição que organizou, este sábado, o colóquio ‘Como queremos envelhecer?’.

Um grupo de amigos que foram militantes da Juventude Operária Católica (JOC) pensou construir uma instituição, dando origem à cooperativa ‘Os Amigos de Sempre’.

“Se cada um de nós fizer a sua parte, a sociedade, que é um conjunto, ficará melhor”, realçou Deolinda Machado.

Depois de consultarem várias instituições partiram para o projeto que se concretizou em novembro de 2009 com o início da atividade do Polo Comunitário onde funcionam as respostas sociais de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (50 residentes, 16 dos quais abrangidos pelo Acordo de Cooperação com a Segurança Social), Serviço de Apoio Domiciliário (40 clientes abrangidos pelo Acordo de Cooperação com a Segurança Social e Centro de Dia (25 clientes abrangidos pelo Acordo de Cooperação com a Segurança Social).

Ler mais

Ler mais Comentários fechados em Notícia Ecclesia: Solidariedade: «Amigos de Sempre»

Testemunho de Teresa Fonseca

4 anos ago ·

Testemunho de Teresa Fonseca

Tenho uma família grande, que a vida me proporcionou – filhos, genros, noras, netos, bisnetos e até já bisnetas, o que é para mim uma grande alegria. Sei que poderei contar com todos para o que for preciso. Sou viúva. No entanto, nesta fase de envelhecimento e numa perspectiva de independência pessoal sempre pensei que um dia, quando chegasse à fase da minha vida em que o ritmo e os compromissos familiares, profissionais e sociais abrandassem, optaria por um tempo que pudesse partilhar com amigos nas mesmas circunstâncias e com os mesmos objectivos.

Por circunstâncias de amigos comuns e em boa hora, tomei conhecimento deste projecto que pretendia responder aos mesmos anseios e ainda com a perspectiva de solidariedade, projecto esse que abracei.

Hoje, já residente há três anos, considero que fiz a opção certa. As condições de qualidade que encontramos aqui experienciamo-las no dia a dia, nas instalações, no ambiente e sobretudo no profissionalismo e dedicação das pessoas que aqui trabalham.

Teresa Fonseca

Ler mais Comentários fechados em Testemunho de Teresa Fonseca

Brevíssima reflexâo sobre como assegurar o futuro do Polo

4 anos ago ·

Brevíssima reflexâo sobre como assegurar o futuro do Polo

O nosso sonho cívico de criar um residência para idosos tem vindo a concretizar-se e a adaptar-se aos desafios da vida.

Numa primeira fase consideramos o Polo como nossa residência, residência quando idosos e prestação de serviços à comunidade. (Centro de dia e apoio domiciliário, entre outros).

Como só menos de meia dúzia de cooperadores veio residir no Polo, evoluiu no sentido de uma instituição de serviços para a terceira idade com valores claros de humanismo e responsabilidade pessoal.

A convivência permanente e a ajuda mútua criam a comunidade do Polo.

O envelhecimento progressivo atinge quase todos e agrava o estado de saúde física e mental. Neste momento já temos 6/7 acamados e isto representa trabalho mais pesado e permanente e mais recursos.

Nesta nova fase do Polo vai ser necessária enorme criatividade, fidelidade aos nossos compromissos e princípios. Nos últimos  dez anos fizemos O engenho que demonstrámos nos dois modelos de organização adoptados permitiu-nos, de resto, restituir 50% das entradas pecuniárias. Vamos ganhar.

Artur Azevedo.

Ler mais Comentários fechados em Brevíssima reflexâo sobre como assegurar o futuro do Polo

4 anos ago ·

Jornal Municipal – Entrevista

Partilhamos uma entrevista realizada ao Jornal Municipal nº29, edição de Maio 2020 ao qual o Polo Comunitário Os Amigos de Sempre foi convidado a partilhar com a comunidade o que tem sido a sua experiência e intervenção nesta fase de pandemia global e de que forma as intervenções e os apoios têm sido recebidos.

O nosso bem haja pela iniciativa na audição às instituições de apoio social do concelho de Loures que estão no terreno, e em todo o apoio que tem sido possível prestar, para a continuidade da prestação da intervenção.

Ver Jornal Municipal

Ler mais Comentários fechados em Jornal Municipal – Entrevista

Dia de Reis

4 anos ago ·

Dia de Reis

No dia 6 de janeiro, tivemos o prazer de receber no Polo Comunitario Os Amigos de Sempre para nos cantarem as janeiras o Grupo Coral “Cantinho da Alegria” da CURPI de Vale Figueira.

Ler mais Comentários fechados em Dia de Reis

4 anos ago ·

ANURA, aqui vou eu!

Apresentação do Livro “ANURA, aqui vou eu!”, de Teresa Castelo, hoje dia 8 de janeiro pelas 14h30. Apareçam!

Ler mais Comentários fechados em ANURA, aqui vou eu!

Eficiência energética no Setor Residencial

5 anos ago ·

Eficiência energética no Setor Residencial

Exmos. Senhores familiares/ responsáveis legais,

Convidamo-lo a estar presente amanhã, dia 21 de fevereiro, pelas 14h30 nas nossas instalações, para uma sessão de esclarecimento sobre EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NO SETOR RESIDENCIAL.

Na expetativa de o vermos por cá, subscrevemo-nos com as mais elevadas considerações.

Ler mais Comentários fechados em Eficiência energética no Setor Residencial

Reportagem – Canal S+

5 anos ago ·

Reportagem – Canal S+

Muito bom dia!

Em 2016, o Polo Comunitário Os Amigos de Sempre tomou conhecimento do software MySenior, plataforma de registos diários de atividades para clientes, desenvolvida pela empresa Mais Eficaz. Foi percetível os benefícios e as mais valias do programa informático e aderimos ao mesmo no imediato.

Este pioneirismo permitiu que a instituição pudesse participar na melhoria e crescimento do software, permitindo corresponder às reais necessidades e obrigações legais da instituição, na gestão e registo de toda a informação individual relativa às atividades de vida diária e elaboração de planos individuais, permitindo um eficaz e eficiente veículo de partilha de informação, entre todos os intervenientes.

Foi com enorme satisfação que, em janeiro de 2019, o Polo Comunitário foi convidado a dar o seu testemunho da experiência de trabalho com a plataforma informática MySenior, integrando uma entrevista para o canal Canal Saúde Mais, transmitido pela NOS, cujo link abaixo disponibilizamos:

https://www.saudemais.tv/video/56890-pps-produtos-portugueses-de-saude-t03-e003

Sem dúvida, um enorme benefício técnico para os nossos profissionais e um impacto considerável, ao nível da valorização institucional!

Parabéns, Polo Comunitário! Parabéns Mais Eficaz!

Teresa Pires
Diretora

Ler mais Comentários fechados em Reportagem – Canal S+

Vamos estar na Natalis!

5 anos ago ·

Vamos estar na Natalis!

Venha até à Natalis, de 5 a 9 de Dezembro na FIL – Feira Internacional de Lisboa.

Distinguirá empresas com capacidade de personalizar, adaptar e criar produtos únicos e irrepetíveis para clientes que privilegiam a diferença nos objectos que procuram.

Um grande evento de Natal para as famílias, composto por áreas distintas mas complementares: Mercado do Pai Natal, Mercado da Sustentabilidade, Mercado das Brincadeiras, Mercado ChocoDoce e Espaço Gastronomia. Tudo isto com a natural ligação à Maior Feira Popular Indoor – Diverlandia.

  • Um espaço dedicado exclusivamente à venda de prendas de Natal e degustação das melhores iguarias natalícias
  • Um espaço de lazer e diversão
  • Com ambiente natalício, para as melhores empresas transformarem os seus produtos em presentes originais.
  • Um mercado com oferta diferenciada para todos os gostos e bolsas. Das peças únicas e singulares às mais singelas, mas com muita imaginação…

Clique aqui para mais informações.

Ler mais Comentários fechados em Vamos estar na Natalis!

Next posts